(foto da Região de Turismo do Ribatejo - http://www.rtribatejo.org/galeria/gr/abrantes.jpg)
Confesso que leio sempre as crónicas do Dr. Eurico Heitor Consciência nos jornais "Primeira Linha" e "Ribatejo". Leio com prazer porque a sua escrita é singular, interessante e diz coisas muito acertadas de modo muito crítico e com sal&pimenta qb. Sou um admirador dos escritos do Dr. Consciência, pronto, mesmo que através dos mesmos acabe por levar, às vezes, uma "bicadazita" indirecta (quando o Dr. Consciência fala dos políticos em geral poderá estar a incluir-me - eu, normalmente, não me incluo mas...).
Começa, na página 2 de "PL", por dizer que a zanga entre Nelson Carvalho e Albano Santos terá sido por causa de uma alegada marcação de férias. Para, em seguida, acrescentar "É lógico. O que seria de estranhar era que dois políticos e zangassem por questões de trabalho". Muito bem apanhado.
Depois, mais à frente, escreve: "O Vice-Presidente Albano Santos disse que perdeu a confiança política e a confiança pessoal no Presidente Nelson. Benvindo, jovem camarada. O clube está a rebentar pelas costuras, mas lutarei pela tua admissão, porque há mais alegria no Céu quando um pecador se converte do que...". Muito acintoso mas, igualmente, muito eficaz e direito ao assunto.
Depois, aponta baterias aos "seminaristas" da CMA, quando diz que "o Presidente Nelson gostava de só ter Vereadores que tivessem nascido na Beira Alta e que tivessem sido seminaristas. Salazares de 3ª...". Esta deve doer muito aos seus destinatários!...
Depois, termina: "Não estamos de parabéns. Não sei se deram ao VPC o lugar certo quando o mudaram p'ró Lixo, mas tal mudança revela que o próprio PS reconheceu que o VPC não tinha estofo de vice-presidente nem competência para aprovar ou reprovar Obras. Tanto que o substituiu. Como agora o repescou, está tudo dito, definitivamente confessado".
Uma conclusão acertada, lógica e natural, acessível mas que pela primeira vez vi escrita.
E, dando resposta ao outro texto do Dr. Consciência em "Primeira Linha" de ontem, na página 8, peço-lhe que não se demita da função de escrever.
Nota final: Para mim, há muito tempo que o Sr. Manuel Dias merecia a lição que o Dr. Eurico Heitor Consciência lhe dá nesse escrito. Notável. Essa aplaudi de pé, com vénia e tudo.
Recomendo a todos uma leitura desse texto. Vou mesmo recortá-lo e guardar no álbum de alguns textos de referência que vou guardando ao longo dos anos sobre a vida política local, regional e nacional. Um dia poderão vir a ser importantes, nem que seja para ajudar a fazer história.
Bom dia para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário