quinta-feira, 12 de abril de 2007

José Sócrates safou-se mas não esclarece tudo e há dúvidas que permanecem

Começo a escrever estas breves notas sem ter lido jornais ou blogues que analisem o desempenho do Primeiro-Ministro na sua entrevista à RTP.
Não estou, pois, condicionado por outras visões.
A primeira nota é para a fraca agressividade dos entrevistadores, em especial de Maria Flor Pedroso.
Depois, no geral, José Sócrates convenceu-me. Não explicou bem as razões porque mudou para a UnI, não foi hábil a explicar os motivos que o levaram, em 1992, a preencher dois impressos na Assembleia da República (um deles assumindo-se como Engenheiro Civil - não cedeu à tentação da vaidade!) e não ficou para mim claro porque razão Luís Arouca fez questão de lhe ministrar inglês técnico.
Porém, foi hábil e o balão terá começado a esvaziar.
Contudo, repito: esta amolgadela no carácter do Primeiro Ministro vai ficar para sempre marcada.
Parece que a TVI fez uma sondagem sobre o que pensam os portugueses de todo este episódio. Não a conheço ainda mas admitdo que a imagem do Primeiro-Ministro não tenha sido fortemente afectada. Pelo menos a do Governo que ele lidera.
Até porque a oposição continua a fazer má oposição, na minha modestíssima opinião. Então esta saída de Marques Mendes de pedir uma inspecção ao assunto parece-me fora de tempo. Não é que José Junqueiro tenha razão quando diz que o Primeiro-Ministro explicou cabalmente a sua situação. Não o fez, como já disse, segundo o meu juízo. Mas a atitude de Marques Mendes parece-me um tiro à toa, que não acerta, uma vez mais, no alvo.
Mas, claro, isto é apenas a minha opinião.
Dita num momento de especial angústia: é que o Benfica acabou de ser eliminado pelo Español, de Barcelona. E isso, podem crer, é muito mais importante para os portugueses do que o folhetim das habilitações do Primeiro-Ministro (para mim não é mas para a maioria dos portugueses é, de certeza).

3 comentários:

Pedro Morgado disse...

A vitimização é uma arma política emergente.
O português gosta de se vitimizar. Os portugueses são sempre solidários com quem se vitimiza. As teses de perseguição, mesmo que infundadas, potenciam estranha admiração na sociedade portuguesa: foi assim com Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro e Isaltino Morais. José Sócrates é o senhor que se segue.

petit disse...

Ou é ou não é, porquê tanto tempo para dar uma explicação esfarrapada ao país, porquê a contradição de valores, um ditador não tem necessáriamente de ser Dr. ou Eng., e o exemplo disso parece que está mais do que comprovada no nosso pequeno quintal nos dias negros que passam.

pjin1980 disse...

p mim n se safou...e cada dia k passa se safa menos...
a maioria dos portugueses ja percebeu k akele curso foi td menos limpo...
deixo so mais uma axega a esta rabula:
sr pinto de sousa referiu na entrevista da rtp(n vi,mas ja me contaram)k as notas foram lançadas em agosto...impossivel!!!
na univ onde me licenciei, cm em quase todas as outras, as notas do 2semestre são lançadas ate ao final de julho,uma vez k existe exames de recurso em setembro, e p esses exames é necessario inscrever-se ate ao final de julho...será k o sr pinto de sousa teve (mais) um tratamento especial???
sei k esta rabula, n é importante p o facto se governa bem ou mal, mas k afectou qq credibilidade do sr pinto de sousa afectou...
o sr pinto de sousa comprou o curso, isso é por mais k evidente..
e termino k algumas interrogações...
e se isto acontecesse c um govero de direito?
a eskerda teria actuado cm actuou ate agora(no silencio) e ja n andava na rua a fazer manifestações a pedir a cabeça do corrupto do 1ºministro?
e o ditos opinadores dos mass media, n teriam embarcado na onda de pedir a cabeça do 1ºministro?
numa rabula pode-se ver o tratamento diferente entre um governo de eskerda e direita!!!
pedro nunes

P.S. mudei meu nick pois eskeci-me da anterior password