segunda-feira, 7 de abril de 2008

Onde é que ando eu?

Pergunta o Steve no último post.
Boa pergunta.
Atravesso uma crise de fé na blogoesfera, semelhante à que atravessei noutros domínios da minha vida.
Da última vz que tive uma crise de fé, afastei-me dela e nunca mais voltei a tê-la.
Continuo, porém, a sentir alguma motivação para postar, não com tanta frequência como era hábito, mas ir postando na mesma.
Tenho andado a trabalhar. É a melhor e mais verdadeira resposta. De semana trabalho, ao fim de semana estou com a família.
Não fui ao Encontro da Inovação e Empreendedorismo, não fui à inauguração do Inov.Linea (Centro Tecnológico para o Sector Agro-Alimentar), não acompanhei a visita dos deputados do PSD à freguesia de Alvega.
Continuo a ser autarca, atento, preocupado mas com menos tempo para acompanhar a vida do concelho. Viajo por ele, seja ao norte, seja ao sul, continuo a verificar as inúmeras carências e lacunas que tem, mas faço-o no recato da família. E viajo mais, também, para fora do concelho.
No penúltimo fim-de-semana, fui a Leiria. No passado fim de semana, almocei em Ponte de Sor, no Restaurante Gato Preto, passei no Fluviário de Mora (belo equipamento, que atrai públicos, aquilo que propus em 2001 e 2005 para o nosso concelho mas não vingou porque não venci as eleições). Ainda fui a Badajoz, cidade onde se nota uma brutal diferença face a Portugal, a começar na forma como é planeada, como as ruas são largas e amplas e os passeios possuem mais de 8 metros (se calhar mais de 10!), para dar lugar ao peão e à fruição do espaço.
Por outras palavras, para dar uma resposta breve ao Steve, ando numa fase ligeiramente diferente. Continuo a ter um olhar crítico sobre a nossa sociedade, continuo descontente com a governação da cidade e do concelho, acho fundamental que surja uma alternativa forte que corra com os actuais inquilinos dos Paços do Concelho para a rua, mas dei o meu contributo e disponibilizei-me em devido tempo para o fazer, não tendo recebido esse mandato por parte dos meus concidadãos. Tendo decidido não voltar a concorrer, abro espaço para outros(s) e auto-imponho-me algum recato e uma elevada dose de discrição.
Por isso, agora, penso muito mais para mim, vou construindo as minhas reflexões e vou-as reservando mais para mim. Penso que é útil até para quem possa vir a ser o próximo candidato do PSD à Câmara Municipal de Abrantes, seja ele quem for. E juro que não sei quem será, nem sei se alguém já sabe quem será. Isso importa? Claro que sim. Quanto mais rápido a oposição possuir uma resposta alternativa forte, mais depressa aumentam as possibilidades de nos vermos livres desta maioria cada vez mais isolada e autoritária, claramente despesista e sem rumo de futuro sustentável. Mas não posso fazer nada, nem nesse domínio.
A política corrói a alma das pessoas, torna-as mais calculistas, mais frias, depois de aprenderem a fazer o jogo de cintura que permite a manutenção dos estatutos adquiridos. Tende a tornar-se num mercado de interesses, onde se compra e vende, desde apoios a juras de solidariedade e lealdade internas. No fundo, é um terreno de luta pela sobrevivência.
Por vezes, a política corrói tanto que as pessoas até fraquejam e trocam de camisola partidária para poderem continuar a servir o melhor que sabem as suas comunidades. O Steve sabe bem do que falo. E não estou a julgar ninguém. Nas Fontes sucedeu o mesmo e o PSD também já albergou foragidos do PS. É normal, é corrente, não direi que é exemplar, mas é mais ou menos banal.
Contudo, cansei-me de viver nesse mundo e nessa aparente promiscuidade.
Eu não gosto do PS de Abrantes. Ponto final. Tenho vários motivos para não gostar. Têm normalmente mais votos que o PSD, e essa é uma razão. É formado por muita gente com a qual não me identifico nem relaciono, e essa é outra razão (faço aqui um parênesis para dizer que tenho grandes amigos do PS, fora de Abrantes, espalhados um pouco por todo o país). Combate, normalmente, a iniciativa privada e acha que os patrões são todos uns ladrões choramingas mas que não prescindem de grandes lucros, grandes carros e grandes vidas, e essa é outra razão. Adoptaram um modelo de comunidade que, continuo a pensar, nos irá atirar para um beco sem saída, pelo aumento exponencial das despesas municipais que implica, sem que se veja crescimento e desenvolvimento sustentável no nosso concelho. Pediram a minha demissão enquanto Director do Centro de Saúde por causa de coisas que outra pessoa terá dito em plena campanha eleitoral, pretendendo prejudicar-me na minha vida profissional e pessoal, e essa é outra razão.
Ainda na última assembleia municipal tive um exemplo de como os socialistas em Abrantes pode ser. O líder de bancada do PSD fez uma intervenção e gastou o tempo todo que o PSD tinha para o PAOD. Não interessa aqui julgar a intervenção, mas apenas o que se passou em seguida. Tendo percebido que o Presidente da Junta de Freguesia de Alvega ficou espantado por não ter tempo disponível para usar da palavra, enviei um sms para um dirigente do PS, presente na assembleia, a dizer que seria simpático se pudessem oferecer 5 minutos do tempo deles para que o Presidente da Junta de Freguesia de Alvega pudesse falar, porque se tinha inscrito para o fazer e porque a população de Alvega estava em peso presente para discutir o problema do encerramento da Escola EB 2,3 Dr Fernando Loureiro e gostaria, por certo, de o ouvir.
Em resposta, recebi uma nega. Não nos poderiam conceder esse tempo. Não era o procedimento de cortesia habitual, mas foi essa a resposta que recebi. Guardo ainda essa mensagem.
Sem saber que estas diligências se passavam, através dos sms dos telemóveis, ao mesmo tempo que a sessão decorria, o Presidente da Assembleia Municipal informou que tencionava dar, excepcionalmente, 2 minutos para que o Presidente da JF de Alvega usasse da palavra, apesar de o tempo disponível se ter esgotado na única intervenção proferida pelo líder de bancada do PSD.
De imediato, o Presidente da Câmara disse que, por certo, a bancada do PS poderia ceder algum do seu tempo. E não é que o mesmo senhor que me recusou o tempo concordou, afinal ceder 5 minutos do tempo da bancada do PS para o Presidente da Junta de Freguesia de Alvega poder fazer a sua intervenção.
Alguém entende?
Eu não, sinceramente. E é por isso que o Pedro Marques se vai afastando, se vai sentido a mais neste mundo de ideais misturados com truques e fintas, de gente séria misturada com gente menos escrupulosa.
Refugio-me no trabalho e na família. E também no meu Paraíso, quando lá posso ir. E é lá, na quietude da paisagem bucólica, ouvindo as águas agitadas que correm, embriagado com a paleta de cores e com o chilrear dos pássaros, que vou continuando a pensar e a reflectir e sinto fermentar novas linhas de pensamento e novos interesses na vida.
Até breve Steve e demais leitores deste espaço. Voltarei quando fôr possível. E prometo não prestar atenção a outros blogs que aproveitam cada palavra minha para construir uma linha de pensamento negativa, sustentada nos ódios e querelas. Que se lixem!

8 comentários:

João Baptista Pico disse...

Engana-se Pedro Marques, mas em parte estou de acordo com o que relata do cinismo da bancada parlamentar do PS.
E você sabe quanto eu fui vítima disso mesmo, quando o PSD até insiostia para que eu usasse os meus 5 minutos. Coisa que eu fazia mas para falar pela minha cabeça.
A pouco e pouco vai dando conta do seu amadurecimento político.
E esse seu distanciamento só lhe faz bem.
Um dia posso já cá não estar, porque sou muito mais velho, mas não deixará de o reconhecer e servir-se disso que lhe digo.

Quanto às Fontes,e ao candidato e meu amigo ainda Manuel Aivado ter "fugido" o erro foi seu. Porquefez uma digressão em 2004 pelo Norte do concelho e almoçou nas Fontes sem ter a hombridade de me convidar. E fui eu quem lhe fiz a lista em 2001 nas Fontes e fui eu quem convidou Manuel Aivado ainda antes de você saber.
Aliás, se não fosse eu o PSD não fazia lista em Fontes, nem no Souto, nem completaria talvez a lista na Aldeia de Mato, fora o retardamento havido em Carvalhal...
Isto hoje só interessa na medida em que outro jovem a quem você nunca deu a maõ , o Gonçalo, andar a cometer os mesmos erros que você já cometeu.
Como Camões na Lírica do pastor Jacob " serviria novamente o mesmo amo se não fosse para tão grande amor tão curta a vida..."
E essa oportunidade perdida tem um culpado, que se chama Pedro Marques.
Nunca houve ódios como vê, e agora falei assim, porque finalmente vejo o Pedro Marques que um dia discursou em S. Miguel num jantar a dizer, que se alguma vez deixasse de ser humilde, pedia o favor aos seus amigos que lhe lembrassem estas palavras...
Não sendo amigo nem inimigo, estou hoje a recordar-lhas, precisamente.
E é quanto basta...

Miguel Borges disse...

Entendendo o chamamento da família, e porque os anos passam e os filhos vão crescendo, é importante que pessoas como tu consigam dar tudo à família e continuem a dar o que poderem à sociedade. Não desistas a região precisa de ti.
Um abraço do amigo
Miguel Borges

Pedro Nunes disse...

será q alvega vai pelo mesmo caminho q fontes?e dp do q se viu em martinchel...
qto ao candidato do psd, se n houver nenhuma jogada por baixo da mesa de ultima hora, ele já tá encontrado, e sei de quem se trata...
mas fico aguardar pelo seu anuncio..
gostaria que o Pedro continuasse a escrever mais, é sp um prazer ler o q escreve, pode-se estar ou não de acordo c td o q escreve, mas respeito e n entro em ofensas pessoais como tenho visto alguns comentarios por aqui..
Abraço
Pedro Nunes

... disse...

gostava de saber o que si viu em Martinchel meu caro pedro nunes. Se fosse mais especifico era bom. Fiquei curioso com esse seu comentario.

Pedro Nunes disse...

ao steve:
se tiver enganado que me corrigas entao...
a actual equipa da junta de martinchel não é a mesma que estava qd lá esteve o PSD c o caxias?
e q c umas promessas do actual presidente de camara aceitaram encabeçar uma lista pelo PS?
caso esteja enganado q seja entao corrigido...mas penso q não...
mas o meu comentario foi no sentido ironico,de brincar um pouco c a situação, pois parece q alvega o actual presidente se vai recandidatar pelo partido q foi eleito(pelo menos foi o q li na imprensa)...

... disse...

Meu caro pedro nunes, vejo que fala sem saber muito sobre a matéria, pelo menos no que toca à freguesia de Martinchel. O Sr.Caxias, de quem sou muito amigo, saíu por motivos que não vou aqui espôr, mas no entanto a actual junta está nas listas do PS, talvez porque à data, ou seja, quando ficámos sem presidente temporáriamente, a lista do PSD, ainda não era candidato o Pedro Marques estava em decadência, sem ideias novas, sem rumo. Também posso acrescentar que ao nivel das freguesias, falando de Martichel que conheco melhor, os partidos pouco interessam....lá luta-se para se fazer obra com presistência e dedicação. Agora se é PSD ou PS ou CDS ou seja lá o que fôr, queremos é obra feita. Em nada há comparacao com alvega e não encabeça-mos devido a promessas isso posso garantir.
Ja dizia o outro:
vota sempre no politico que menos te prometer, assim terás menos desilusões!

ps: raramente me engano, pois só falo do que sei e quando tenho conheciento sobre o que digo....pelo menos um mínimo possivel

Pedro Nunes disse...

não querendo alongar muito mais o assunto...e ao ver a resposta as poucas duvidas que tinha ficaram dissipadas...
entao uma lista que numas eleiçoes concorre por um partido e passado 4 anos concorre por outro o q isso é?
ou será que uma pessoa(ou o q quer que seja) muda não tendo nada em troca?
se tens uma proposta melhor em termos de emprego não mudarias?
ou só mudas de algo pq te apetece?
e n comparei martinchel a alvega(cm disse alvega foi uma piada, pois todos sabem q ele se vai voltar a reencadidatar pelo PSD) martinchel comparo c fontes e todos os casos por este portugal a fora que existem deste tipo...
olha q o autor deste blogue, á muito que era candidato...mas não havia nada a fazer com as promessas feitas pela elenco camarario na altura(ainda) no poder...
em qq lado luta-se para fazer obra com presistência e dedicação...

... disse...

caro Pedro Nunes, volta a falar sem conhecimento de matéria, é pena.....a lista entao formada nao teve 4 anos o mesmo partido, na altura o Sr.Margarido era o entao lider....nao houve troca devido a promessas...engana se....vejo o Sr Nunes com um pensamento já viciado.....engano-me?
Em Relacao ao Pedro Marques nao venceu... a meu ver gosto da forma de pensar dele, talvez haveriam algumas coisas a mudar, mas é uma pessoa com futuro e muito interessante de se ouvir e tem boas ideias...nao costuma colocar elefantes nos pensamento! :D
Nao vou falar mais deste assunto....não é construtivo....é como um mudo a falar para um cego.....passemos à frente!! xD
boa semana a todos!!!