segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Fim e início

Terminou o XXX Congresso Nacional do PSD.
Cada vez mais vou ficando com a sensação de que os Congressos já perderam o encanto de outrora. Cruzo-me com pessoas, umas interessantes, a maioria exibindo uma prenha vacuidade de ideais, princípios, causas. Estarão ali porque sim, porque andam à caça de algo, ou andam para exibir algo. Quando troco meia dúzia de ideias fortes sobre social democracia, sobre reformismo, sobre humanismo, sobre conceitos essenciais como a justiça, a liberdade, a igualdade de oportunidades, a regulação dos sectores determinantes da sociedade ou em assuntos 'quentes', como a educação ou a saúde, a maioria dos meus companheiros pouco ou nada sabe.
Fiquei chocado por ter percebido que fui dos poucos que li a moção de estratégia do Dr. Luís Filipe Menezes.
Diverti-me com a questão das listas. Mais de metade dos congressistas faz parte de listas, compostas por gente que não se conhecem reciprocamente, que nunca trocaram sequer um olhar, quanto mais um pensamento.
E assim os partidos vão continuando a existir, em ciclo fechado, para consumo interno, convidando a comunicação social a relatar a espuma dos dias.
Terá sido para isto que entrei na vida de um grande partido e este tomou a minha de assalto?
Será possível contribuir para fazer diferente, para melhor, introduzindo reformas, também, na forma como se organizam os partidos?
Estão previstas eleições no PSD distrital? Como vai ser: mais do mesmo, com os mesmos; mais do mesmo, com outros; ou, como defendo, algo completamente diferente no modo como nos organizamos e nos relacionamos com o mundo exterior, que vive ora frenético, ora cabisbaixo, ora alegre, ora triste, fora dos muros que delimitam o espaço físico das sedes?
Os próximos dias o dirão. Saberei estar atento, a assistir e, quem sabe, a dar o meu contributo?!?...

1 comentário:

Miguel Angelo disse...

Caro Pedro,

Foi interessante "ver" o Congresso com os olhos atentos de quem esteve lá dentro. De facto com a questão da liderança, resolvida à priori, parece-me que era necessário ir mais fundo noutras questões para que o Congresso tivesse outro interesse.

Cumprimentos,