quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Passar à clandestinidade é que não?!?

Disse-me aqui o St3ves que "passar à clandestinidade é que não".
Talvez não, digo eu, embora essa seja uma grande vontade que tenho.
O mundo em que vivo, a minha comunidade local e regional, algumas pessoas, alguns hábitos e vícios são tão nocivos e tão deprimentes que o melhor é evitar mais aborrecimentos do que aqueles que a vida nos proporciona a todos, no trabalho e, por vezes, nas nossas vidas pessoais.
Vejo a minha terra a caminhar sempre no mesmo plano inclinado, com muitas opções erradas, não obstante haver aqui e acolá alguns sinais de gente que não se resigna à fatalidade da depressão do interior. Mas, em geral, vejo um futuro muito preto e branco, com muitas tonalidades de cinza, mas restringido a uma paleta de cores monocromática.
Vejo isso e vejo a ausência de soluções, de propostas, de saídas para esta crise colectiva. E sinto, infelizmente, que ninguém se importa verdadeiramente, porque pensam que o futuro colectivo não passa pela nossa acção individual.
É por isso que me sinto cansado. Cansado de lutar por ideais alternativos, sobre os quais acredito que havia maior validade. Cansado de tentar fazer ver que há outros caminhos, mas que a maioria das pessoas nem se quer maçar a ouvir, a pensar, a reflectir, a pensar em sentido crítico colectivo.
É por isso que por vezes não me apetece aqui escrever. Estou a ficar egoísta, estou a ficar mais fechado sobre o mundo alternativo que fui construindo. Vou-me refugiando na família, no trabalho e no meu paraíso de lazer (sempre que posso).

3 comentários:

Nuno Gil disse...

Embora o mundo alternativo que criaste seja algo muito forte e prioritário.

Julgo que se te fechares nele e não partilhares opiniões e conhecimentos faz com que fiques parecido com aqueles contra os quais lutaste.

... disse...

O Nuno tem razao....epá...até podemos trocar uns mail's, para trocar umas ideias, eu sempre gostei muito de politica de debater prismas e formas de ver o mundo e a sociedade. Estou a viver em Lisboa sozinho e começo a ver muita coisa que antes nao via, e como a vida é bonita, mas tambem é dura.
Desistir é que nao....NUNCA!!!

renard disse...

Yoda: Assim como assim, não é por viveres rodeado de mentes fechadas e obtusas que tens de te subjugar ao mesmo tipo de pensamento. Já to disse e volto a dizer que faz muita falta ao mundo pessoas como tu. E se não as houvessem, ainda estaríamos de tanga a matar animais com setas. Sabes que não me interesso por política e que, em parte, se deve à minha educação anglo-saxónica. Prefiro as tuas reflexões sobre a vida em si. Contudo, não te deixes abater por pobres de espírito e lembra-te que podes ser apenas uma voz entre muitas que discordam de ti, no entanto, contando com o meu comentário, tens aqui 3 pessoas que gostam de ler o que escreves. E, com certeza, haverá muitas mais. Não te deixes influenciar pelo negativismo e falta de visão que te rodeia diariamente (se me faço entender). Estarei sempre cá para te relembrar do teu valor.

BJ