quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Peter Drucker - O adeus

O "pai da gestão moderna", um dos maiores gurus mundiais da gestão, senão mesmo o guru dos gurus, faleceu no passado dia 11 de Novembro, 8 dias antes de completar 96 anos de idade, na sua casa em Claremont, Califórnia, USA.
Peter Drucker nasceu em Viena, Áustria e fez a sua formação académica em Direito Internacional, em Frankfurt, Alemanha.
Quando Hitler chegou ao poder, mudou-se para Londres.
Poucos anos depois, em 1937, emigrou para a América, onde viria a notabilizar-se pelos seus livros e pelas teorias que concebeu e ajudou a desenvolver e que foram contributos especiais para as modernas técnicas e teorias de gestão. Durante os anos 40, naturalizou-se americano.
O mundo não seria hoje o mesmo se Peter Drucker não tivesse dado o seu especial contributo.
«Concept of the Corporation», 1946, foi um dos primeiros livros publicados já nos EUA e, segundo várias fontes, foi escrito a pedido da General Motors com recomendações que a empresa se negou a aplicar durante décadas.
«The Essential Drucker», «Managing for Results» ou «The Pratice of Management» são títulos de alguma bibliografia original. Em Portugal, edições como «Inovação e Gestão» ou «Gerindo para o Futuro» (Presença e Difusão Cultural) ajudaram (também aqui) a universalizar o ensino da economia empresarial, muito experimentada em acções de formação sobre gestão do tempo e das pessoas.
É sempre bom relembrar os grandes homens. Recomendo, por isso, aos mais curiosos, que leiam o texto de Jorge Nascimento Rodrigues sobre Peter Drucker aqui.

Sem comentários: