domingo, 23 de abril de 2006

Federação Distrital do PS

O PS do distrito de Santarém foi a votos.
Nelson de Carvalho saiu, uma vez mais, no plano distrital, a perder.
António Rodrigues, autarca de Torres Novas, venceu e é o novo homem forte do PS no distrito de Santarém.
Depois de ter sido preterido para a lista de deputados, no início de 2005, depois de afastada a hipótese de ter saído para o Governo ou outra qualquer função relevante na orgânica do actual Governo e da Administração Central, Nelson de Carvalho foi chumbado pelos socialistas do distrito na sua vontade de os liderar.
Os jornais - habilidosamente "instruidos", digo eu - de sexta-feira passada, davam conta da vantagem de Nelson de Carvalho, por ter deputados a seu lado.
Pelo que li, António Rodrigues nunca se deixou intimidar - tinha e teve a maioria das bases.
Pelo que percebo, algo vai começar a mudar no PS no distrito de Santarém.
Não quero - não pretendo - aqui escarnecer de nada nem de ninguém. Nem sequer é o meu partido. E devo respeito aos que decidem avançar com candidaturas. E não devo interferir na vida do PS (ao contrário de Manuel Dias, do PS, que ainda na semana passada, alimentava as divisões no PSD de Abrantes, numa entrevista ao jornal controlodo pelos socialistas abrantinos, a Gazeta do Tejo).
Não posso deixar de registar aquilo que considero uma verdade: Nelson de Carvalho pode ter - e tem! - sucesso eleitoral em Abrantes, mas a sua mensagem não é entendida no distrito; ou existe algo em si que não agrada à maioria dos socialistas do distrito.
Com a sua derrota, há mais derrotados: os seus mais próximos, em Abrantes, Almeirim e Cartaxo, sobretudo.
Conheço António Rodrigues desde 1991. Por razões profissionais.
Sei bem que, quando mete uma ideia na cabeça, luta obstinadamente por ela. Foi assim que ele chegou ao PS, através da vitória na Câmara Municipal de Torres Novas, como independente na altura. Uma teimosia do PSD e ele acabou no PS.
Agora é Presidente da Federação Distrital do PS.
Desejo-lhe bom trabalho mas não vou desejar-lhe êxitos políticos; isso seria desejar o contrário para o PSD. Em qualquer caso, bom trabalho.
Vamos ver que consequências, sequelas e feridas ficaram abertas. A linguagem usada entre as candidaturas tinha subido de tom e de crispação nos últimos dias, com agressividade crescente, sobretudo após a ingerência de Nelson de Carvalho - "apenas" autarca de Abrantes - a criticar um colega seu - Moita Flores - a propósito das Águas do Ribatejo, com António Rodrigues a demarcar-se a considerar inaceitável a atitude de Nelson de Carvalho. Foi apenas a manifestação exterior mais forte do crescendo de rivalidade entre estas duas personalidades.
Vamos ver...

Sem comentários: