terça-feira, 11 de abril de 2006

Hospital de Abrantes - Que futuro?

A Comissão Política de Secção do PSD/Abrantes emitiu hoje um Comunicado sobre a situação vivida no actual contexto do Hospital de Abrantes, no quadro do plano de complementaridades da década de 90, agora aparentemente ameaçado, com prejuízo para a nossa unidade hospitalar.
Naturalmente, se Abrantes perder algo neste equilíbrio difícil, não será só Abrantes quem perde: será Sardoal, Mação, Gavião, Vila de Rei, Ponte de Sor, Constância...
Aqui fica o texto do Comunicado:
"Em face das notícias que, de modo frequente e por vezes contraditório, têm sido publicadas em diversos órgãos de comunicação social locais e regionais sobre a complementaridade das três unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo, a Comissão Política Concelhia do PSD de Abrantes manifesta a sua enorme preocupação a pretexto daquilo que pode vir a ser a subversão das orientações, planos e directrizes que, desde a junção das 3 unidades numa única entidade administrativa, vinham sendo prosseguidas.
Com efeito, poderemos estar na iminência de vermos o Hospital de Abrantes, Dr. Manoel Constâncio, perder mais importância, perder serviços, perder recursos humanos e, desse modo, caminhar para uma situação de insustentabilidade a médio prazo, com impactos negativos muito sérios na estrutura sócio-económica do concelho e da região.
São muitos os sinais recentes manifestados externamente e as notícias trazidas a público que comportam preocupação: reestruturações ao nível da pediatria, da urgência pediátrica, anúncio do encerramento sem prazo certo do bloco operatório, indefinição quando ao avanço das obras da futura unidade de cuidados intensivos, atraso nas obras das urgências, anúncio sobre a insustentabilidade de gestão nas actuais circunstâncias, entre outras – de que algo pode estar para acontecer.
São evidentes os sinais de desconforto que começam a sentir-se junto de trabalhadores e suas famílias.
São preocupantes os efeitos esperados se o pior cenário vier a ter confirmação concreta, em face dos acontecimentos.
Em face do exposto, o PSD defende que toda a comunidade abrantina deve ficar muito atenta aos próximos desenvolvimentos e estar preparada para, de modo cívico, ordeiro mas exigente e intransigente, reclamar a importância da unidade hospitalar de Abrantes no seio do CHMT, dentro do respeito pelo plano de complementaridade que foi definido na década de 90.Mais, entendeu o PSD neste mesmo dia endereçar uma carta ao Conselho de Administração do CHMT, solicitando uma audiência, com carácter de urgência, com o propósito de perceber, com rigor e objectividade, quais as decisões que estão já em curso e em preparação e que impactos as mesmas poderão ter no futuro do Hospital Dr. Manoel Constâncio
".
Venha então, a reunião. Com serenidade, com elevação, sem exageros mas sem cedências, aguardemos.
Sei que o Conselho de Administração defende uma realidade a 3, como sempre o fez. Mas terá força para suster o galope das tropas adversárias, cujo barulho dos cascos no chão é cada vez mais ensurdecedor?

Sem comentários: