segunda-feira, 3 de julho de 2006

Escrever e Ler

Este blog tem poucos leitores diariamente. Raramente ultrapassa as 60 leituras diárias. Está longe – muito longe – da leitura que têm os blogs de referência nacionais.
Nem por isso deixo de escrever. Escrevo porque me dá prazer. Gosto de escrever, sempre gostei, porque isso me treina a escrita e o pensamento estruturado.
Gostava de um dia ter a qualidade suficiente para poder escrever um livro. Confesso que já iniciei vários mas não sinto ter (ainda) a qualidade necessária para poder um dia editar algum texto. Escrevo muito para consumo próprio, guardo, não rasgo logo mas, passado algum tempo, releio o que iniciei e concluo não ser material de qualidade. E assim, invariavelmente, pouco é o espólio que resiste e que ainda guardo. Jogar com as palavras, brincar com as letras, arrumá-las num pequeno texto é diferente, muito diferente, de elaborar um texto com qualidade literária. Exige muito conhecimento de estilos, gramática, semântica, técnicas apuradas de domínio do verbo. Tudo aquilo que (ainda) não tenho e não sei se algum dia terei.
De tempos a tempos alguém me diz que gosta de ler o que escrevo e assim lá vou conhecendo os leitores deste espaço, um a um e aumentando o meu ego. Não devo escrever mal, concluo. O que é diferente de ter consciência de escrever bem. Isso sei que não tenho porque seria errado e falacioso constatar uma inexistência.
A maioria dos que visitam este espaço gravita em torno da política: Assembleia da República, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, militantes de partidos políticos. Às vezes sou confrontado com alguém que se diz leitor atento e até admirador da minha forma de escrever – o que, confesso, me deixa com muitíssimo pouco à-vontade – que é outsider dos jogos da política.
Não discuto nem escolho que me visita. A todos pretendo apenas deixar vincada a minha forma de pensar e de reflectir.
Claro que todos reflectimos e todos nos questionamos sobre milhares de pequenas coisas com que o universo e a vida nos presenteiam. Apenas alguns não sentem vergonha, pudor ou reserva de partilharem a sua visão do mundo por escrito, em espaço aberto e acessível em qualquer ponto do planeta.
É o meu caso.
Escrever é uma grande responsabilidade. Porque nos vincula a ideias e nos amarra o pensamento.
Por vezes, escrevo em tom sarcástico ou bem disposto. E fico feliz quando me dizem que se divertem com aquilo que escrevo. É essa, também, uma das razões da existência deste espaço.
Um dia destes, porém, não sei ainda quando, vou terminar a minha escrita e as minhas reflexões.
Não sei ainda ao certo o dia nem a hora, mas é cada vez mais uma certeza.

3 comentários:

VR disse...

Meu caro abrantino, se o seu blog tem poucas visitas então do meu nem se fala. É bom assim, escrever com pouco barulho. Um abraço para si e continue...

Anónimo disse...

Acho que a hora de deixar de escrever deve estar bastante longe.

Um abraço e não pare!!

pedropmarques disse...

OBRIGADO PELA VOSSA FORÇA. HÁ DIAS ASSIM...
VOU CONTINUAR!