sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Banalidades

Quo Vadis, Portugal? Que valores estão a incutir na Juventude que já nem sabe escrever correctamente a língua-mãe?
Não tenho nada contra mas as televisões em Portugal estão encharcadas de telenovelas de qualidade duvidosa. Antes das notícias, um hora; depois das notícias, três horas. De manhã, parece que repetem. Livra...
Já agora:
- Em vez de "eu quero-te dizer uma coisa", digam lá "eu quero dizer-te uma coisa";
- Em lugar de "eu digo a ele/ela", repitam "eu digo-lhe";
- Em substituição de "prontos", digam apenas "pronto";
- Não se escreve "á muito tempo", mas antes "há muito tempo";
- Não é "á vontade" mas antes "à vontade";
Isto é só uma pequena lista, entre um rol imenso de disparates a que fui forçado a assistir nas férias, por imposição dos filhos, não sem que aproveitasse as telenovelas para lhes explicar onde estava o mau português e o que deveriam dizer em seu lugar.
Bem sei que a Matemática, a Física e a Química estão na ordem do dia, com a questão actual dos exames finais do 12º ano, mas o português continua a ser tão maltratado.

Sem comentários: