quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Governo taxa sacos de plástico

A notícia foi hoje divulgada: o governo pretende lançar uma taxa sobre os sacos de plástico. Parece que serão 5 cêntimos por saco. E eu que já achava caros os sacos do Lidl, do Minipreço ou do Plus...
Confesso: a proposta é muito bem feita. Por detrás das legítimas ambições ecológicas - que ninguém ousa criticar - está o apetite voraz dos socialistas. Esta é uma forma muito inteligente de nos irem ao bolso. Claro que, mesmo que os supermercados a tenham de pagar, esse valor será sempre suportado pelo consumidor final, que são os portugueses em geral.
Entretanto, o país não está preparado para os sacos de papel ou outro tipo de embalagem mais ecológica e lá se vai, uma vez mais, ao bolso do Zé Povinho.
Será que conversaram com o PS de Abrantes e aprenderam aqui a lição? É que em matéria de ir ao bolso dos portugueses, vejo demasiadas semelhanças no estilo de actuação do PS nacional e do local. Fará parte da cartilha programática do PS?
Até lá, se a medida for mesmo por diante - apesar de achar que esta notícia é parte da estratégia do PS, de lançar as medidas pelos jornais para ver qual a resposta popular - vamos continuando a usar sacos de plástico. Por mais que isso estrague o nosso ambiente. Mas a verdade é que as Agendas 21 Local teimam em andar a passo de caracol e a formação cívica não está a ser feita. Se ao menos a taxa dos plásticos revertesse para formação cívica, projectos de cidadania, projectos ambientais ou de uso racional de energias produção de energias renováveis, ainda poderia ver algum sentido na medida. Mas, como português 'com o cú calejado' que já sou, imagino estas taxas a irem para açudes a tapar por barragens, museus em triplicado e quadriplicado, obra física de fachada mas ausência de políticas de enriquecimento cívico e cultural, carros novos para os ministérios, dinheiro para 3 aeorportos ou para um TGV que não nos faz falta.
Por isso, apetece-me fazer o manguito, o tradicional manguito, com volta completa!

Sem comentários: