segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Wikipedia

A loucura ou insânia é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.
Em algumas visões sobre loucura, não quer dizer que a pessoa está doente da
mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental.
Ver também Psicose:
A Psicose é um termo psiquiátrico genérico que se refere a um estado mental no qual existe uma "perda de contacto com a realidade". Ao experienciar um episódio psicótico, um indivíduo pode ter alucinações ou delírios, assim como mudanças de personalidade e pensamento desorganizado. Tal é frequentemente acompanhado por uma falta de "crítica" ou de "insight" que se traduz numa incapacidade de reconhecer o carácter estranho ou bizarro do seu comportamento. Desta forma surgem também dificuldades de interacção social e em cumprir normalmente as actividades de vida diária.
Não sei porquê mas apeteceu-me deixar aqui estas definições.

4 comentários:

renard disse...

Mestre Yoda:

Muito subtil... Sério... LOL!!! És um espectáculo migo!!!
Mas olha, se alguma vez te faltar informação sobre loucura e psicose basta ires ao meu blog!!! HEHE!!!

Bjs
CV

fernanda disse...

olha aí um smile
:)
Boa malha!

... disse...

ja li que não devemos confiar 100% na wikipédia, nada como ir aos dicionarios e às antigas enciclopédias :) dizem que na wikipédia, nem tudo pode estar bem definido :)

Rui Lopes disse...

Caro Pedro,

O que vem na Wikipédia e, aliás, na net em geral, deve sempre ser posto em causa, é certo que a net como a wikipédia como a net tem muita informação útil e verdadeira, mas, como já referia Platão, com a teoria dos conrários, nada existe sem o seu contrário, ou seja, tudo isto para dizer que grande parte da informação que está na net e wikipédia também está errada, tudo o que está nesta ciber enciclopédia é sempre de desconfiar, pois, segundo já me disseram, a wikipédia é construida por quem quer que esteja registado que põe lá a informação a seu bel prazer, eu próprio já detectei erros crassos em alguns artigos que consultei em que, qualquer pessoa que perceba minimamente do assunto vê que aquilo estava errado.
Quanto aos conceitos de loucura e psicose, talvez num dicionário ou mesmo junto de quem perceba do assunto!